Assessoria em Informática

O que é um vírus, sua origem?

Em informática, um ví­rus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um ví­rus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
O primeiro Vírus

Em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminário sobre segurança computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo ví­rus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo. O primeiro ví­rus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe do ví­rus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rí­gido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro ví­rus conhecido, o título de primeiro código malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta, um garoto com 15 anos em 1982, ele atacava computadores Apple 2 com DOS. O único transtorno causado era a exibição de um “poema” a cada cinquenta vezes que o computador era iniciado com um disquete infectado. Não causava danos aos dados a não ser que o disco contivesse uma imagem que não fosse a padrão do sistema pois ele copiava a si mesmo na mesma posição independentemente do conteúdo do disquete.

Eis o poema:

Elk Cloner:  The program with a personality

 

 It will get on all your disks

   It will infiltrate your chips

     Yes it’s Cloner!

 

 It will stick to you like glue

   It will modify RAM too

     Send in the Cloner!

 

Â

Elk Cloner: O programa, com uma personalidade

Â

  Vai chegar a todos os seus discos
    Será infiltrado suas fichas
      Yes it’s Cloner!
  Vai manter o que você gosta cola
    Irá também alterar RAM
      Envie no Cloner!
ÂÂ

 

No Brasil,
Primeira reportagem sobre virus de computador feita em 1990 pela TV Cultura. A primeira vacina foi criada por Paulo Cesar Breim(PCB) para o virus Paquistão descoberto nos computadores do Unibanco.

Dados estatísticos  (Fonte: Wikipédia )

  • Até 1995 – 5.000 vírus conhecidos;
  • Até 1999 – 20.500 vírus conhecidos;
  • Até 2000 – 49.000 vírus conhecidos;
  • Até 2001 – 58.000 vírus conhecidos;
  • Até 2005 – Aproximadamente 75.000 vírus conhecidos;
  • Até 2007 – Aproximadamente 200.000 vírus conhecidos;
  • Até Novembro de 2008 – Mais de 530.000 vírus conhecidos.
  • Até Março de 2009 – Mais 630.000 vírus conhecidos.

Â

A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado